Carro a quanto obrigas...
A questão da escolha inteligente entre carro a gasolina ou a gasóleo sempre se baseou na análise de dois factores: preço da gasóleo e consumo.
Ora bem, nos últimos tempo temos vindo a assistir a duas coisas interessantes, o preço do gasóleo está cada vez mais próximo da da gasolina e o consumo dos carros a gasolina está cada vez mais baixo (por exemplo os motores 1.4 bi-turbodo Grupo VW). Assim, estava eu à procura de inspiração para este post quando dou de caras com mais um bom artigo da Revista Carteira, que aqui vos deixo, sobre este tema:
"Basta interiorizar que, nos últimos 5 anos, o diferencial de preços entre gasolina e gasóleo passou de 34 para 9 por cento.
À primeira vista, entre um Renault Mégane II 1.5 dCI, que gasta 4,5 litros de gasóleo por cada 100 quilómetros percorridos, e o mesmo modelo com motor 1.4 alimentado a gasolina, que gasta 6,9 litros ao percorrer a mesma distância, a escolha recairia sobre o primeiro, argumentando-se pela economia de combustível. No entanto, devido à diferença nos preços dos veículos e à actual diferença nos preços dos combustíveis, não é bem assim. Ao optar pelo carro a gasolina, cada 100 quilómetros percorridos custarão mais 3,37 euros que no carro a diesel. No entanto, como o proprietário do veículo a gasolina poupou 3850 euros no stand face ao proprietário do carro a diesel, este terá de fazer 114,5 mil quilómetros para que o menor preço do combustível e a eficiência do motor a gasóleo se transformem em economia. Por isso, da próxima vez que comprar um carro faça bem as contas aos quilómetros que anda. Se não esperar fazer mais de 100 mil ao longo da vida do carro, a gasolina é a opção mais barata – e não é só no stand."
In: "Carteira"
2 comentários:
O raciocínio está interessante, mas falta alguns dados importantes, como o valor de retoma do carro...
Ninguém compra carros para a vida e o preço de retoma pode condicionar negócios futuros.
Era interessante refazer esta análise numa óptica consolidada, do estilo, comprar um carro, utiliza-lo durante 5 anos e vende-lo… Depois simular o custo total consolidado e actualizado se o carro fosse a gasolina ou a gasóleo (carros com desempenhos similares).
Sem esquecer de incluir todos os custos directos e indirectos associados a uma utilização dita “normal” (cerca de 25 mil km / ano) durante dos ditos 5 anos. Entrando em linha de conta com custos de combustível, imposto de circulação, seguros, manutenção programada, etc.
Em jeito de desafio, podias fazer as contas para 3 cenários distintos:
Renault Clio 1.2 (100cv) versus Renault Clio 1.5 DCi (105cv)
WV Golf 1.4 TSI (140cv) versus WV Golf 2.0 TDI (140cv)
Mercedes C220 Cdi (170cv) versus Mercedes C200 K (184cv)
Um abraço e parabéns pelo excelente Blog
Rui Duque de Carvalho
Enviar um comentário